A tradição oral não se limita a histórias e lendas, mas é a grande escala da vida, que une todos os aspectos. A religião dos orixás está ligada à noção de família. A família numerosa, originaria do mesmo antepassado, que engloba os vivos e os mortos.

É preciso saber ouvir nossos antepassados e aprender com seu legado. Cultuá-los no sentindo mais profundo, que é respeita-los e dar prosseguimento a sua história e seus aprendizados. Não nascemos isolados, muitos antes de nós viveram para nos dar mais conforto e evolução.

Temos o privilégio de fazer parte de uma religião que cultua nossos ancestrais e antepassados. Quem vivencia com profundidade o candomblé sabe que eles nos ouvem e auxiliam em todos os momentos.

Portanto, meus filhos, cultuem seus Orixás, mas não esqueçam de cultuar seus antepassados. Esse é um importante momento para todos pensarem sobre isso. Para terem em mente bons sentimentos e não se deixarem inflamar por bandeiras da discórdia. Cuidar uns dos outros com amor e serenidade.

Tempos difíceis exigem atenção e dedicação redobrada.

Muito Axé a todos!

Mãe Paula de Oya

 

Siga nossa Yalorixá nas redes sociais:

In:

0 resposta para “Oralidade e Ancestralidade”