A religião do Candomblé lida em sua essência com os problemas da vida na terra, da felicidade dos seres e da preservação das forças da natureza. E por isso mesmo é uma das religiões mais humanistas e terrenas preocupada com passado, presente e futuro dos seres da natureza. A ancestralidade está em cada gesto, em cada ritual em cada modo de ser e de fazer. Vivemos pelo respeito à ancestralidade e ao cuidado para com o equilíbrio da natureza.

No Axé Ilê Obá cultuamos nossos antepassados recentes assim como os mais antigos que são a história da terra desde tempos imemoriáveis. Afinal de contas somos todos parte de uma energia primária e fundamental, vivemos em constante processo dinâmico de transformação e crescimento. Por isso mesmo precisamos nos fortalecer enquanto comunidade e modos de viver para manter equilíbrio de vida, felicidade de todos os seres da natureza e humanos. Uma constante dedicação para o equilíbrio e a prosperidade humana. Temos obrigação de trabalhar por sermos melhores para nós e para o todo. Amor como caminho para melhoria do cotidiano.

Nanã, é o mais antigo Orixá de nosso panteão, é a nossa mais antiga ancestral, sempre muito reverenciada, sempre profundamente respeitada, Salubá Nanã!

Nanã é o princípio, o meio e o fim; o nascimento, a vida e a morte.

Nanã vem desde a criação do mundo, sendo a senhora dos Pântanos e dos saberes e fundamentos de vida e de morte. Nanã é a mais antiga das divindades das águas, é a memória ancestral do nosso povo. A Mãe mais antiga de todas (Iyá Agbà). Mãe dos orixás Iroko, Obaluaiê e Oxumaré, mas por ser a Orixá mais velha do candomblé é respeitada como mãe por todos os outros orixás.

Nanã é a origem e o poder. Nanã é a História. Nanã é a senhora das águas paradas, da água da vida e da morte. Orixá respeitada e temida, pois é a morte na essencia da vida sem perder ou perdoar nenhum desvio de comportamento.

Saluba Nanã!!

 

Próxima Festa Pública – Festa de Nanã

Dia 28/07/2018 – a partir das 16hs. Venha receber este Axé.

0 resposta para “Candomblé religião de essência e ancestralidade – Nanã, Iyá Agbà”