Agradecer é muito importante, todos devem se recolher e fazer uma reflexão de quantas são as pequenas coisas pelas quais devemos agradecer. O sorriso de uma criança, a mão amiga que nos conforta, a palavra dita no momento exato e da forma como tinha que ser. Tudo o que realizamos, não o fazemos sós, temos parceria dos que caminham conosco. Temos a dedicação dos que compartilham nosso cotidiano, o tempo, a força e delicadeza da Orixalidade que define nossos destinos.

Muito a agradecer, foram 14 Festas agendadas, 13 concluídas com muito amor, carinho e dedicação de todos os filhos e com a presença constante da comunidade. Foi muita energia positiva e muito axé para todos.

Tivemos várias reuniões de equilíbrio de vida em nossas quarta-feiras, com a presença de muitas pessoas que a nossa casa vieram para receber um passe, um conselho e respeito das entidades de luz.

Foram mais de dez entrevistas e troca de experiências com alunos de universidades de São Paulo e de outras cidades do País. Várias escolas de ensino fundamental e médio vieram a nossa casa para colher saberes que não poderiam ter em outro lugar. Alunos de graduação e pós graduação também estiveram em nosso espaço para saber o que aqui se professa.

Tivemos internamente inumeráveis obrigações, ebós e rezas todas executadas com muito respeito e cuidado, zelando pela tradição, culto e cultura dos Orixás.

Tivemos encontros para troca de saberes e fazeres dos filhos da casa, pratica esta que reforçaremos em 2019.

Recebemos grupos da região com seus trabalhos de arte e cultura:

Tereza – Uma História que Deu Samba do grupo Samba d’Ilê, em maio de 2018;

Maracatu Mucambos de Raiz Nagô, agosto de 2018, Festa de Yansã;

Maracatu Ilê Aláfia, dezembro de 2018 festa das Yabas, vieram comemorar 19 anos de trabalho.

Muitos de nossos filhos concluíram seus TCC, mestrados, foram premiados por sua dedicação e luta nas diversas frentes de resistência que nos são impostas pelo cotidiano.

Participamos do encontro da CECAFRO-PUC – Diálogos : O Viver como Resistência na Comunidades de Terreiro. Cotidiano e enfrentamentos, maio de 2018.

Estivemos presentes no importante Seminário sobre a Patrimonialização dos Terreiros tradicionais de Matriz Africana em São Paulo, temos que nos somar para podermos nos ajudar e crescer em tempos difíceis e brindar em momentos de vitórias.

A vida é sempre uma passagem, em outubro de 2018 tivemos que nos despedir da nossa querida Yamorô, Maria Antunes de Nanã, não é fácil lidar com a saudade que fica, mas sabemos que ela foi compor a mesa de nossa ancestralidade para nos fortalecer e ensinar a caminhar firmes e eretos sempre com confiança e muito amor.

Tudo tem que ser feito com muito amor, zelo e cuidado. Assim é a nossa família Axé Ilê Obá, uma família grande que se abraça, se ajuda e trabalha pela força da Orixalidade, para que com a ajuda de cada um, os pedacinhos de dedicação ajudem a transformar o mundo, num mundo melhor, mais humano!

Quando cada indivíduo cuida de seu jardim, da sua horta de crescimento, estende a mão para seu irmão, para seu vizinho ele ensina a importância de cada um fazer a sua tarefa para transformar a energia e o mundo ser um bom lugar para se viver, com muito respeito e muito amor.

Vamos com confiança e fé trabalhar para que 2019 se mostre melhor do que se espera.

Venha 2019 esperamos fortes e juntos para vencer e ajudar esse Universo com a Força do Amor ser melhor!

Mãe Paula de Yansã.

 

 

Siga nossa Yalorixá nas redes sociais:

0 resposta para “2018 – Mais um ano de reflexão, trabalho e agradecimento!”