Oxóssi – Oke Arô -“Salve o grande Caçador!”

Oxóssi é um orixá que representa o conhecimento e as florestas. Exímio caçador, jovem e robusto guerreiro, vive nas matas e sempre com seu arco e flecha. Como um arqueiro está sempre voltado para um determinado alvo.

Oxóssi é muito ligado à natureza, sempre enaltece tudo o que ela pode nos proporcionar, conforme a necessidade humana. Por esta razão, ele também é conhecido como o orixá da caça, da fartura e do sustento.

Oxóssi é também responsável pela transmissão do conhecimento e das descobertas. Ele representa não só a fartura como também a cura das doenças, uma vez que os caçadores eram incumbidos de trazerem o alimento e as plantas medicinais para seus grupos.

Como um guerreiro, Oxóssi oferece a proteção tanto material quanto espiritual para quem o pede. É a ele que se dá o título de “caçador de uma flecha só” (Oxotokanxoxô), pois acerta o seu alvo com grande precisão.

Oxóssi também é considerado um orixá de contemplação, amante das artes e das coisas belas, sendo também um caçador de axé, em busca de boas influências e energias positivas para um ilê, espaço onde são realizadas as festas públicas no Candomblé.

Oxóssi rege o revoar dos pássaros, a evolução das pequenas aves. Oxóssi é a vontade de cantar, de escrever, de pintar, de esculpir, de dançar, de plantar, de colher, de caçar, de viver com dinamismo e otimismo. Oxóssi é a divindade da cultura, passando para seus filhos grandes talentos artísticos, no canto, literatura, pintura. Ele representa a vontade de admirar e contemplar e para isso é necessário ter paciência e usufruir do ócio para poder criar.

Viver em sintonia com esse Orixá é esperar sempre o positivo e buscar no mundo o que ele naturalmente nos oferece.

Venha compartilhar conosco a energia deste grande Orixá em nossa próxima festa pública.

Dia 27 de Abril de 2019 a partir das 16hs
Venha receber este Axé

 

Algumas referências:
iQuilibrio, 2016
Verger, Pierre Notas sobre o culto aos Orixás e Voduns,Edusp, 1997

0 resposta para “Oxóssi – Oke Arô -“Salve o grande Caçador!””