Warning: getimagesize(/home/axeileob/public_html/wp-content/uploadshttps://www.axeileoba.com.br/wp-content/uploads/2015/07/atabaque.jpg): failed to open stream: No such file or directory in /home/axeileob/public_html/wp-content/themes/Total/framework/classes/image-resize.php on line 121
Atabaque

A música sagrada

O mundo teve seu nascimento através de luz e som. Conosco também é assim… São as duas principais percepções da criança durante seu nascimento.

A música sagrada é um dos principais elementos do culto. Ela modifica o ambiente, transforma as pessoas e reprograma os sentidos. O conjunto das vibrações das cordas vocais, do couro dos atabaques, dos agogôs, adjás fazem com que o processo de transformação (cura) seja mais facilmente alcançado.

Um toque bem feito é aquele que faz possível o encontro das vibrações do couro com as milhares de vibrações existentes dentro do corpo humano, e assim, causar as diversas modificações: internas e externas. Por isso, cada orixá possui seu ritmo, sua melodia… É o ritmo que vai de encontro com as vibrações de cada pessoa.

Por exemplo: filhos de Yansã possuem uma vibração interna mais agitada e os ritmos consagrados a esse orixá também são agitados. Os filhos de Oxalá possuem uma vibração mais lenta, então, necessitam de um ritmo lento.

Zelar por esses objetos sagrados é fundamental para não perder as energias necessárias para o contato com os Orixás e sua reverência deve ser realizada devido ao grau de importância que os mesmos possuem durante os rituais.

Por Péricles de Oxaguiã.

This Post Has One Comment

  1. Ebomi Renata d'Oxum

    Perfeita a definição , simples e sensível , sobre a importância do canto e o toque aos Orixás , que nos aproxima mais ao Sagrado ,nos conecta com a energia vital e única de cada Orixá

    sua benção , Ebomi Péricles de Oxaguiã

    de sua irmã
    Renata D’Oxum

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *