O mundo teve seu nascimento através de luz e som. Conosco também é assim… São as duas principais percepções da criança durante seu nascimento.

A música sagrada é um dos principais elementos do culto. Ela modifica o ambiente, transforma as pessoas e reprograma os sentidos. O conjunto das vibrações das cordas vocais, do couro dos atabaques, dos agogôs, adjás fazem com que o processo de transformação (cura) seja mais facilmente alcançado.

Um toque bem feito é aquele que faz possível o encontro das vibrações do couro com as milhares de vibrações existentes dentro do corpo humano, e assim, causar as diversas modificações: internas e externas. Por isso, cada orixá possui seu ritmo, sua melodia… É o ritmo que vai de encontro com as vibrações de cada pessoa.

Por exemplo: filhos de Yansã possuem uma vibração interna mais agitada e os ritmos consagrados a esse orixá também são agitados. Os filhos de Oxalá possuem uma vibração mais lenta, então, necessitam de um ritmo lento.

Zelar por esses objetos sagrados é fundamental para não perder as energias necessárias para o contato com os Orixás e sua reverência deve ser realizada devido ao grau de importância que os mesmos possuem durante os rituais.

Por Péricles de Oxaguiã.

In:

0 resposta para “A música sagrada”

  1. Avatar de Ebomi Renata d'Oxum

    Perfeita a definição , simples e sensível , sobre a importância do canto e o toque aos Orixás , que nos aproxima mais ao Sagrado ,nos conecta com a energia vital e única de cada Orixá

    sua benção , Ebomi Péricles de Oxaguiã

    de sua irmã
    Renata D’Oxum