07 de dezembro de 2019 – a partir das 16hs.

É o momento do reconhecimento das 6 principais Orixás femininas que são responsáveis pelo equilíbrio da Vida: Oxum, Obá, Ewa, Nanã, Yansã e Yemanjá

Oxum, a sabedoria e a fertilidade.
É o orixá da fertilidade e da maternidade, determina seus próprios limites. Bonita, extremamente vaidosa, mas não é fútil. Oxum é a soma de todas as qualidades boas e ruins de um ser, basta saber dosar que teremos a perfeição. Esta Yabá torna-se necessária para todos, pois é a única que possibilitará chegarmos ao equilíbrio. É necessário observar atentamente seus ensinamentos, pois os limites é ela quem determina.

Oxum é alegria, riqueza e harmonia, e desarmoniatambém, nada de monotonia. É importante e necessária.

Obá, a guerreira mulher.
Obá é uma das Yabás mais velhas, pouco conhecida e divulgada, tem força, inteligência, ousadia e dignidade. Para garantir os seus direitos e caminhos escolheu ser uma guerreira que não se curva a força e exigência de uma comunidade machista. Nunca se deixou escravizar. Venceu homens e mesmo Orixás. Sua grande contribuição é lutar pelos direitos da mulher com dignidade, respeitando os limites de cada um.

Sofre por amor mas não se verga. Tem grande força, beleza, ingenuidade e feminilidade.

Ewá, a caçadora.
O Orixá Ewá é uma bela virgem que entregou o seu corpo jovem a Xangô, marido de Oya, despertando a ira da rainha dos raios. Ewá refugiou-se nas matas inalcançáveis, sob a protecção de Oxóssi, e tornou-se uma guerreira valente e caçadora habilidosa. Ewá domina a vidência, atributo que o deus de todos os oráculos, Orunmilá lhe concedeu.

Nanã, o mais velho saber
A mais velha de todos os Orixás, senhora de sabedoria infinda. Rabugenta, cheia de manias, insistente e muitas vezes uma saudável adolescente, sempre com uma palavra certa para qualquer hora. Doce, carinhosa, carismática é impossível não amar Nanã.

Yabá que determina respeito, muitos a temem por considerá-la a dona da morte. Nanã Buruque não é a morte, mas o reconhecimento da vida e a valorização da família, amizade, respeito ao próximo e fidelidade. Viver e morrer, são consequências da nossa natureza e é essa admirável senhora que nos guia nesse caminho.

Yansã, da brisa à tempestade.
Uma das Yabás mais festejadas no candomblé, faceira, destemida, utiliza-se da beleza, charme e dinamismo para conquistar seus ideais. Mulher que age e movimenta-se como o vento, possuidora do poder dos raios, faz-se notar em todos os lugares.

Yansã não depende de ninguém, ela sai em busca de seu sustento e exige respeito a sua força e determinação, fiel a suas convicções e sentimentos. Ela não teme as batalhas do cotidiano: ela luta e vence.

Yemanjá, a senhora águas e do equilíbrio de cabeça.
Yemanjá é reverenciada sempre que se quer paz. Seu aprendizado está em observar , guardar o necessário, e seguir suas orientações. Yemanjá é ajuda, cooperação, compreensão e solidariedade mas é necessário reconhecer e saber que somos prioridades para termos equilíbrio. Se não estivermos bem não poderemos ajudar a ninguém.

Yemanjá é a essência do poder absoluto feminino, a senhora de nossas cabeças.

Venham participar desta festa cheia da força, energia e axé das Orixás femininas.
Dia 07 de dezembro à partir das 16hs.

Fonte: falas e histórias do pé de fogão contadas pelos mais velhos da casa. Ebomi Obalangê que compartilham saberes.

0 resposta para “Festa das Yabás – Equilíbrio da Terra e da Vida”