Este ritual exalta a natureza física da água e princípio de purificação, evoca a força da divindade ancestral e rememora a narrativa do mito que o originou. É um ritual anual de purificação, renovação, o fim e o começo, um novo ciclo, reverencia a presença da água, fonte primordial da vida, que se apresenta em todos os rituais da Religião dos Orixás. Nossas quartinhas nos acompanham diuturnamente providenciando a limpeza e a pureza necessária para reverenciar a Orixalidade e com ela aprender. O silêncio é obrigatório, para rememorar com respeito o percurso de Oxalá até as terras de Xangô; seus percalços no caminho; sua prisão e seu sofrimento.

Mês de branco que representa a pureza, a integridade, momento de retidão e silêncio dentro do Axé. O branco cobre nossos Oris e ele se renova, tudo para nos proteger e nos fortalecer. Estamos reverenciando Oxalá, a paciência e a sabedoria. Os Orixás fun-fun marcam o mês de setembro.

Dia 04 –Primeiro domingo de setembro de 2022 – Festa de Oduduwá Oxalufã

Nosso solo sagrado se preparou e o reverencia. É um dia todo de devoção e cuidado para com a orixalidade, reconhecendo a importância de seu sacrifício para o bom andamento e equilíbrio de nossa existência. Reconhecer a dedicação deste Orixá que nos protege com seu Alá e toda a sabedoria ancestral. Tudo é feito com muito cuidado, muita dedicação e a compreensão de que a importância destas atividades está em busca de respeito e um bem maior que é o equilíbrio de cada um e o equilíbrio da comunidade.

Dia 11 – Segundo domingo de setembro de 2022 – Procissão e Festa de Oxaguiã – Ancestralidade e Festa do Pilão

Saímos às ruas carregando nossa ancestralidade, carregando o mais velho guiados por nossa liderança clamando por respeito, equilíbrio, paz e discernimento entre as pessoas. As festividades das Águas de Oxalá, são de renovação da existência e expansão do Axé, para o bem e a melhoria de todos.Em nosso solo Oxaguiã traz as energias do senhor guerreiro , nos serve com inhame pilado para expansão do Axé tradição e fortalecimento.

Dia 18 – Terceiro domingo de setembro de 2022 – Festa de Xangô Alafin

Xangô de Pai Caio, muito ligado a Oxalá, sempre um líder focado em justiça e verdade. Tem a obrigação de zelar e cuidar de Oxalufã. Respeito, cuidado em busca de equilíbrio.Silêncio e atenção para com as palavras e atos. Xangô Alafin – Fun-fun zela pela paz e pela justiça de forma incondicional. Estabelece a paz e possui uma ação mais imediata em suas funções, é um sentinela de Oxalufã, cumpre o que este estabelece.

Venham participar e receber todo o Axé das Festas de Setembro.

Mãe Paula de Yansã 🤩🙏😍🌻✨🤍💎.

Beniste, José (2001). As águas de Oxalá.: Editora Bertrand Brasil

0 resposta para “Setembro Mês do Branco “Águas de Oxalá” 2022”